ops-mari
Tecnologia e inclusão
18 de novembro de 2017

Impressões de um pokemon

pokemon-go

Não sou do tipo que curte muito games, mas vejo no Pokemon Go uma revolução sem precendentes da indústria de games, aplicativos e softwares.
A tecnologia de realidade aumentada coloca nas palmas das mãos de milhões de pessoas, uma aplicação que até pouco tempo era restrita e cara, e que vai revolucionar desde a educação básica até pesquisas nos maiores centos de pesquisa e extensão do planeta.

Da mesma maneira que você captura monstrinhos virtualmente na tela do seu celular, uma infinidade de protótipos, modelos, simulações também podem ser disponibilizados na palma da sua mão de forma realista.

Definitivamente, quem já enxergou e está colocando a mão na massa para produzir conteúdos em realidade aumentada, está na vanguarda da tecnologia de games, softwares e aplicativos.

Uma outra aplicação muito interessante no Pokemon Go é o que posso chamar movimento de massas e circulação de pessoas. Se determinadas áreas tiverem Incubadoras de Ovos, Pokestops ou um Ginásio de Batalhas, ela passará a ser frequentada pelo público do game. O que acha de um elemento desses num Shopping ou numa área de lazer recém inaugurados ou pouco frequentados?

Com a permissão de localização, acesso a contatos, fotos e arquivos de multimídia de milhões de usuários, uma quantidade brutal de informações serão coletadas. Estas informações vão engrossar e muito os bancos de dados e serão um prato cheio para estatísticos e psicólogos estudarem comportamento e consumo, e por sua vez, serão um prato cheio para profissionais de marketing e vendas de grandes corporações.

Apesar de muitas ‘informações’ de cunho religioso sansacionalista, conspirações de espionagem e de ‘alienação’ em trono do game, o Pokemon Go é uma revolução irreversível da tecnologia, e esta é só a ponta do iceberg.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


//]]>